Antes de mais nada, o que é uma Visual Novel?
Pode parecer estranho a princípio, já que estamos acostumados a jogos em que se controla um char e usamos armas, colhemos itens e exploramos cenários, mas isso não existe em uma Visual Novel. Eu costumo definir uma VN como um anime estático misturado com elementos de Light Novel, ou seja, uma Visual Novel seria um anime com textos e imagens paradas. E é bem assim mesmo:
Visual Novel do famoso anime de viagem no tempo Steins;Gate. |
Como podem ver, os elementos de uma Visual Novel são, basicamente, você como protagonista, vendo o mundo em primeira pessoa, a imagem do personagem com quem está interagindo e um plano de fundo chamado background.
Há, ainda, um outro elemento diferencial nas VNs: o fato de se poder escolher o final do jogo através de escolhas. Simples assim, há momentos especiais durante o jogo em que você pode fazer escolhas, como decidir pedir ou não uma garota em namoro, e tais decisões vão modificando o final. Há diversos finais, com classificações que vão desde o péssimo bad end até o mais difícil de se conseguir, o True End.
Clannad, provavelmente a Visual Novel mais famosa do mundo. |
Visual Novel no Brasil:
Não. Visual Novel não é o gênero de jogos mais famoso no Brasil. Eu, pessoalmente, conheço apenas duas VNs feitas por BRs, que são:
Inkey University:
O objetivo dessa VN é nada mais nada menos do que transar com as personagens. No final, há um outro elemento, que não direi aqui por fins de spoiler. Tem também a versão sem pornografia, mas sério, quem baixa um jogo de putaria pra jogar sem putaria? O.o
Antes que eu me esqueça, a maioria das Visual Novel que existem são classificadas como eroge, ou seja, eróticas.
Li'l Red:
Outra VN BR, essa é bastante diferente. Eu joguei ela escolhendo todas as opções diferentes de todos os modos possíveis, mas sempre caí no mesmo final. É sobre uma garota que sai para fazer oferendas à Lua e encontra um lobisomem pelo caminho. É uma história muito curta, então se eu der detalhes vai acabar com a graça da história. Recomendo a jogarem, dá pra terminar ela em quinze minutos e é bem diferenciada.
Sei que tem mais VN BR, mas que eu joguei foram só essas duas.
E agora, apresento-lhes a minha Visual Novel:
Insane Melody:
Esta é a minha. Está em fase de produção.
Sinopse: Lawrence e Álice são dois jovens pianistas que decidem passar as férias em um retiro para músicos. Chegando lá, conhecem os outros com quem deverão passar duas semanas e interagir. Porém, não demora para que eventos estranhos comecem a acontecer. A primeira parte da história gira em torno de Lawrence e Álice(que possui a habilidade de contar o tempo na cabeça sem parar, como um relógio) procurando pelo famoso piano de três milhões de dólares que supostamente estaria no auditório subterrâneo do retiro. Lá, os eventos misteriosos começam a ocorrer e a vida de todos os músicos fica em perigo. A segunda parte foca em Maeda e Hayato, dois investigadores.
Há uma mistura de mecânica quântica, física de partículas, teorias conspiratórias e viagem no tempo. Segue um estilo parecido com Higurashi no Naku Koro Ni.
Estou fazendo tudo no jogo, desde o roteiro até a trilha sonora. Apenas os cenários eu estou usando imagens de verdade com edições no Photoshop.
Vou falar mais sobre ela no próximo post. Por enquanto é só isso! Obrigado!!
Atenciosamente,
Erix Oliver-sensei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário